Violino

O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas. Ele é o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família, que ainda possui a viola e o violoncelo.

O violino possui quatro cordas com afinação da mais aguda à mais grave: Mi5, Lá4, Ré4 e Sol3. O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordoamento utilizado e da forma que é tocado, podem-se produzir timbres mais aveludados. O som geralmente é produzido pela ação de friccionar as cerdas de um arco de madeira sobre as cordas. As cerdas são feitas de vários fios de crina de cavalo, ou de material sintético. Também pode ser executado beliscando ou dedilhando as cordas (pizzicato), pela fricção da parte de madeira do arco (col legno), ou mesmo por percussão com os dedos ou com a parte de trás do arco.

A sua utilização mais comum é nos naipes de cordas das orquestras. Na orquestra, o líder do naipe de primeiros-violinos é chamado de spalla. Depois do maestro, ele é o comandante da orquestra. O spalla fica à esquerda do maestro, logo na primeira estante do naipe dos primeiros-violinos.

O gênero mais comum é a música erudita, no entanto, diversos músicos que o utilizam na música folclórica, rock e outros gêneros populares.


Programa de estudo e obras:

  • Suzuki

O curso ainda inclui aulas extras teóricas e práticas de Música de Câmara e Orquestra

Horários disponíveis ás segundas feiras das 13:30 às 20:30

Professor